Untitled Document

Termos de diálise

ACESSO VASCULAR

O acesso vascular, criado ou implantado cirurgicamente, permite que o sangue possa ser extraído do organismo, transportado no circuito extracorporal e devolvido com segurança ao doente.

O sucesso da hemodiálise depende muito da adequação do fluxo de sangue através do dialisador. Um acesso vascular disfuncional diminui a adequação da diálise, aumentando assim a morbilidade e a mortalidade dos doentes.

Por isso, um acesso vascular funcional é crucial e tem de ser assegurado.

ANEMIA

Anemia ou anemiæ é uma condição patológica em que a capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos está reduzida, tanto pela redução de eritrócitos (hemácias), ou/tanto pela redução de hemoglobina. A etimiologia da palavra anemia vem do grego, e significa "sem sangue" (ἀναἷμαia).

BIÓPSIA RENAL

É uma técnica que auxilia os nefrologistas no diagnóstico de uma possível doença renal e na consequente escolha do tratamento.
Pessoas com proteinúria, hematúria, disfunção renal sem causa aparente ou insuficiência renal aguda são possíveis destinatários deste procedimento.
Está contra-indicada a pessoas com rins pequenos, só com um rim, obesidade marcada, hipertensão descontrolada, anemia grave e problemas na coagulação sanguínea. Consiste na introdução de uma agulha própria que vai retirar uma amostra do rim.
Para este processo, a pessoa necessita de internamento hospitalar e anestesia local e, após a biópsia, de ficar em repouso durante as primeiras 24h.
É considerado seguro quando realizado por um médico experiente mas apresenta riscos como a perda de um grande volume de sangue, hematoma ou lesão irreparável no rim, entre outros.

CREATININA

É um produto resultante da degradação do fosfato de creatina do músculo e é excretada pelo rim.
A ingestão de carne aumenta o nível de creatina e, consequentemente, de creatinina no organismo.
Desta forma, dietas ricas em proteínas de origem animal e a ingestão da própria creatina em suplementos, aumentam o nível de creatinina na urina.
A creatinina elevada no sangue indica de forma fiável uma disfunção renal.
Nos doentes com insuficiência renal progressiva, os níveis de creatinina podem acabar por atingir valores considerados indicadores da necessidade de iniciar diálise.

TESTE

Isto é apenas um teste.